Home » » Learning Tattoo - Capítulo 15, Soldagem das Agulhas

Learning Tattoo - Capítulo 15, Soldagem das Agulhas

Capítulo 15

Certamente um dos pontos mais importantes no processo de preparação da criação de uma tatuagem é a soldagem das agulhas. Este também é um dos assuntos que mais geram dúvidas entre os tatuadores iniciantes. A esterilização é importante, as máquinas são importantes e os projetos são importantes. Mas, a agulha da tatuagem é maior ligação entre você e o cliente. As agulhas são realmente introduzidas na pele e por este motivo devem ser perfeitas, sem falhas, afiadas, e devidamente alinhadas. Conheça agora o processo de preparação, soldagem, tipos, aplicação, limpeza e esterilização das agulhas para tattoo.

1 - Produtos e equipamentos utilizados na soldagem das agulhas

A soldagem das agulhas exige muita prática, há quem prefira métodos manuais, outros usam o auxílio de gabaritos ou equipamentos desenvolvidos para soldagem mais rápida das agulhas, fato é que o método usado, varia de tatuador para tatuador. Vale lembrar também, que já encontra-se disponível no mercado, agulhas já soldadas, embaladas, devidamente esterilizadas, com data de validade da esterilização e ISO 9001.

Para a prática da soldagem de agulhas são nescessárias hastes (onde o grupo de agulhas será soldada), ferro de solda, usado para aquecer a solda que será aplicada no grupo de agulhas, ácido para solda, gabarito ou equipamento para soldagem de agulhas e óculos de proteção.

Como no Brasil já existe uma empresa especializada em agulhas, hastes e gabaritos para tatuagem, a Ogival Tattoo, utilizaremos alguns produtos desta empresa como referência para o detalhamento dos itens utilizados nas soldagens de agulhas.

Agulhas

As numerações mais utilizadas pelos tatuadores são 0,25mm, 0,30mm e 0,35mm. Geralmente são vendidas ao milheiro. Existem agulhas de vários tamanhos, espessuras, porosidades e marcas diferentes. Mais a abaixo detalhamos as diversas aplicação destas agulhas.


Hastes

As hastes disponíveis em aço-inóx 316-L com borracha, promovem maior aderência da haste com a máquina de tattoo, mais específicamente aderência à Barra ou Armature Bar. A borracha é vulcanizada na haste, proporcionando assim, mais resistência e firmeza. Disponíveis em quatro cores, facilita-se assim, a identificação dos tipos de agulhas soldadas nas hastes. Estas hastes resistem a até dez esterilizações, sem perda de qualidade. Além das hastes Ogival, encontram-se outras hastes no mercado e também o material bruto para que você possa fabricar suas próprias hastes. Há dois tipos de hastes, hastes para Round e Hastes para Flat's. A haste para agulhas no formato Round é circular na extremidade onde as agulhas são soldadas. A haste para agulhas no formato Flat (ou magnun) tem a extremidade lisa, onde as agulhas são soldadas. Clique na imagem para ampliá-la, nela constam as hastes para Round e Flat.

Gabarito para contornos

Os gabaritos permitem o alinhamento e agrupamentos das agulhas para o processo de soldagem. O gabarito da imagem, permite a soldagem das agulhas destinadas à contôrnos. O equipamento permite o agrupamento e alinhamento de até seis grupos de agulhas que vão de três a quinze agulhas. O material utilizado na produção destes gabaritos é o PTFE que suporta grandes temperaturas durante a soldagem, sem marcas, deformações e derretimentos. No mercado encontra-se também outros gabaritos em bronze.

Gabarito para Magnum-45

Destinado ao agrupamento de agulhas nos tipos Magnum e Shader, o gabarito Magnum-45 facilita o alinhamentos das agulhas nas hastes e permite o agrupamento de duas a quarenta e cinco agulhas. Os materiais usados no equipamento são: bronze, alumínio 6063, nylon, aço inox 304 e borracha siliconada. Uma mesa transversal permite o deslize para o alinhamento da haste com as agulhas, um braço de fixação garante o alinhamento do conjunto. No caso das soldagens tipo Magnum, rotaciona-se o posicionador lateral, depois é só definir o deslocamento e soldar as agulhas. O batente de nylon frontal, permite um maior controle dos grupos de agulhas, podendo-se optar pelas pontas das agulhas retas ou em curvas.

Gabarito Magnum-Line

O Gabarito Magnum-Line torna mais prático e fácil a junção, alinhamento e processo de soldagem das agulhas nas hastes, destinado a criação de três a quinze grupos de agulhas para contorno. O equipamento utiliza: PTFE, aço-inóx 304 e alumínio 6063. Assim como o Gabarito para Magnum-45, o equipamento dispõe de uma mesa deslizante transversal, destinada a centralização das agulhas em relação à haste. O rolo giratório garante o alinhamento de todo o conjunto.

Fluxo de soldagem

A realização de solda entre metais (no caso das agulhas para tatuagens), consiste na união de um metal (agulha) a outro metal de menor ponto de fusão (solda). Para tanto, utiliza-se um fluxo que age na limpeza das superfícies e na temperatura do metal de menor ponto de fusão. No mercado encontram-se diversos fluxos para soldagem. A Ogival disponibiliza o Solder-Flux, o fluxo permite soldagens íntegras e limpas de estanho/prata, mas permite também a soldagem de aços inoxidáveis 316-L, 304-L, 321, 316, 310, 304, 302 e 301.

A solda

A solda de estanho/prata, não oferece riscos à saúde, oferece maior resistência e é mais limpa que as convencionais de estanho/chumbo. Geralmente são disponíveis em rolos de cinquenta gramas, cem gramas ou dois quilos.

Ferro de solda

O Ferro de Solda é um equipamento muito utilizado na realização de serviços eletrônicos. O equipamento dever ser ligado à corrente elétrica que percorrerá a resistencia interna, assim, a ponta do Ferro de Solda é aquecida. A a ponta do Ferro de Solda é usada então para derreter a solda a que será aplicada às agulhas. Muitas lojas de equipamentos para tatuagem não comercializam o Ferro de Solda, pois o mesmo é encontrado com facilidade em lojas de eletrônica. Existem Ferros de Solda com diversas voltagens e pontas diferentes. Variam os tamanhos, cores, pontas que podem ser achatadas ou arredondadas e alguns Ferros de Solda disponibilizam de reguladores de voltagem. Aprofunde os seus conhecimentos em relação ao Ferro de Solda, soldagem e outros equipamentos, o site Eletrônica 24 hs contém dicas úteis como o detalhamento de troca da ponta e resistência de seu Ferro de Solda.

2 - Os tipos de soldagem Round, Flat e Magnum

Os tipos de soldagem são divididos considerando-se a quantidade e posicionamento das agulhas agrupadas, suas nomenclaturas são em inglês. Confira os tipos de soldagem e suas aplicações.

Round (redondo): como indica a tradução, é o nome usado para soldagens redondas.
Round três agulhas e uma à frente: soldagem de três agulhas, com uma delas posicionada um pouco á frente, é utilizada na criação de traços muito finos, como cabelos e detalhes de rostos por exemplo.
Round com três agulhas alinhadas: este formato é utilizado na criação de traços finos, um dos formatos mais utilizados nas tatuagens.
Round com mais de cinco agulhas:utilizada em traços mais espeços e preenchimentos (relativamente pequenos).

Flat(liso): está é a soldagem de agulhas em formato plano, geralmente aplicadas à preenchimentos e sombreados.
Flat de uma camada: utilizada em pinturas e sombreamentos.
Flat de duas ou mais camadas: formato utilizado para o preenchimento sólido, geralmente em grandes áreas.
Flat alternada: também utilizada no preenchimento sólido de grandes áreas. Apesar de conter apenas uma camada, as agulhas são dispostas em posições alternadas.

Magnun: este nome é aplicado geralmente às Flat's com mais que uma camada e Flat's Alternadas.


3 - Soldagem das agulhas

Com as agulhas, Ferro do Solda, Gabarito e fluxo, em mãos, você precisará ainda de uma superfície plana como por exemplo um vidro, óculos de proteção, máscaras e um ambiente bem iluminado e ventilado. A fumaça proveniente da soldagem é tóxica, por isto a importância de um local arejado, os óculos protegem seus olhos de respingos e também da fumaça.

Round

- Com o gabarito em mãos posicione as agulhas com suas pontas para baixo e encaixe-as no orifício correspondente à quantidade de agulhas escolhida, não deve haver folga entre as agulhas.
- Alinhe devidamente as agulhas.
- Aplique apenas uma gota de fluído(ácido) na parte de trás das agulhas no Gabarito.
- Com o ferro de solda, derreta uma pequena quantidade de solda e aplique na parte traseira das agulhas.
- Se estiver usando um Gabarito simples, remova as agulhas e introdusa as pontas no mesmo orifício utilizado, as aulhas devem sair aproximadamente um milímetro do outro lado.
- Pressione levemente a parte de trás das agulhas.
- Aplique apenas uma gota de fluído no restante da agulha (exceto pontas da agulha, claro).
- Aplique novamente a solda no restante das agulhas,utilizando o Ferro de Solda e mantendo uma distância de cinco milímetros das pontas das agulhas.
- Aplique o fluído na ponta da haste para Round.
- Com o Ferro de Solda, solde a parte de trás das agulhas já agrupadas na haste para Round.


Flat de uma camada

- Escolha o tipo e quantidade de agulhas a serem utilizadas.
- Alinhe as agulhas.
- Com um objeto circular (de circunferência semelhante à unha de seu polegar), posicione as agulhas devidamente alinhas mantendo as pontas das últimas agulhas dos dois lados um pouco mais rebaixadas que as agulhas do centro ex.: illli
- Aplique apenas uma gota de fluído na parte de trás das agulhas.
- Utilizando o Ferro de Solda, aplique uma pequena quantidade de solda para unir a parte de trás do grupo de agulhas (mantendo-as sempre alinhadas durante a soldagem).
- Com as agulhas já agrupadas, segure-as pela parte da frente e aplique a solda no comprimento das agulhas, sempre evitando excessos e mantendo seis milímetros de distância das pontas das agulhas.
- Aplique o fluído na ponta da haste para Flat.
- Com o Ferro de Solda, solde a parte de trás das agulhas já agrupadas na haste para Flat.


Flat mais que uma camada

- Escolha o tipo de quantidade de agulhas a serem utilizadas nas camadas.
- Utilizando o processo descrito assima (Flat de uma camada), monte as camadas de desejar.
- Utilizando o processo de soldagem já descrito, disponha as camadas alinhadas uma sobre a outra e realize a soldagem na parte de trás e corpo das agulhas.
- Com o Ferro de Solda, solde a parte de trás das agulhas já agrupadas na haste para Flat.


Flat Alternada

- Escolha o tipo e quantidade de agulhas a serem utilizadas.
- Alinhe precisamente as pontas das agulhas usando uma superfície plana, mantendo o alinhamento reto.
- Aplique apenas uma gota de fluído na parte de trás das agulhas devidamente alinhadas.
- Com o ferro de solda, derreta uma pequena quantidade de solda e aplique na parte traseira das agulhas.
- Utilize uma lâmina nova (Gillete ou qualquer outra marca) para separa as agulhas, mantendo uma agulha em cada lado da lâmina.
- Com as agulhas já agrupadas, segure-as pela parte da frente e aplique a solda no comprimento das agulhas, sempre evitando exessos e mantendo oito milímetros de distância das pontas das agulhas.
- Com o Ferro de Solda, solde a parte de trás das agulhas já agrupadas na haste para Flat.


4 - Divisão das agulhas quanto a espessura, pontas e porosidade

Espessura das agulhas

0,25mm: utilizadas em traços super finos. Indicada para sombreamentos por deixarem menos marcas e proporcionarem mais suavidade.
0,30mm: utilizadas para contornos mais finos.
0,35mm: utilizadas em traços comuns. Estas agulhas são recomendadas para preenchimentos sólidos.

Pontas das agulhas

Agulhas Super point: possuem as pontas gradativamente mais afiladas.
Agulhas Standard point: possuem as pontas menos afiladas.
Agulhas Pencil point: possuem as pontas bem mais afiladas, entretanto com seus afilamentos bruscos.

Polimento das agulhas

Agulhas Polidas: Estas agulhas são bem mais lisas e por isto retêem menos tinta.
Agulhas Porosa: Estas agulhas são menos polidas (porosas) e por isto, retêem mais tinta.
5 - Limpeza, neutralização e esterilização das agulhas

- Logo após a soldagem das agulhas nas hastes, deixe-as de molho em um compartimento com água e bicarbonato de sódio, por no mínimo dez minutos, posteriormente, exague com água abundante. Este processo neutralisa o fluido (ácido) utilizado no processo de soldagem das agulhas.

- Após o processo descrito acima, as agulhas devem ser devidamente secas, embaladas com produto adequado, datadas e levadas para esterilização em autoclave. Este processo de esterilização garante trinta dias de validade para as agulhas.

- No caso de esterilização de grandes quantidades de agulhas já soldadas, convém o uso de Raios Gama ou Óxido de etileno. Processo utilizado por empresas que prestam serviços de esterilização em grande escala.

- Mesmo sem terem sidos utilizadas, as agulhas podem conter fungos, bactérias ou vírus, por isto seu processo de esterilização é indispensável.


6 - Outras dicas importantes

- Existem diversas tipos de gabaritos em diversos formatos disponíveis em lojas de equipamentos para tatuagem. Alguns tatuadores dispensam o uso de gabaritos, é sempre bom aprender novas formas de soldagem de agulhas, converse sempre que possível com profissionais mais experiêntes. Além do gabarito simples e a soldagem sem gabarito, existem gabaritos mais avançados, com mais recursos, para soldagem mais rápida das agulhas, como os citados anteriormente.

- Em convenções de tatuagens você encontrará uma grande variedade de agulhas, hastes, e demais suprimentos para soldagem de agulhas, com a vantagem de poder obter maiores informações e pesquisar vários preços em um só lugar.

- Praticar é a maneira mais adequada de aprender a soldar suas agulhas, cuidado para não queimar seus dedos, use óculos de proteção e não se apegue às agulhas mau soldadas. Até atingir um nível aceitável, você perderá várias agulhas. Muitos tatuadores experiêntes, por vezes perdem um jogo ou outro de agulhas.

- Além das formas citadas, existem diversas outras formas de soldar agulhas, divida a sua experiência e procure aprender novos métodos. Pesquise bastante!

- Mostre suas agulhas soldadas à tatuadores experientes, por foto ou ou pessoalmente, não tenha vergonha de pedir sugestões.

- Pratique muito, ninguém aprende a soldar boas agulhas da noite para o dia.

- Se você quiser aprofundar um pouco mais no assunto, confira alguns formatos avançados de soldagem de agulhas para tattoo.

Bons estudos!


Referências: Mallu Tattoo, Tattoo Designs Blog e Ogival Tattoo.

Obs.: Contamos sempre com a sua contribuição para que estas lições fiquem cada vez mais completas. À todas as informações cedidas, serão atribuídas os devidos créditos.

Para receber gratuitamente as lições em seu e-mail, assine nosso feed.

Índice

0 comments:

Post a Comment