Home » » Learning Tattoo - Capítulo 14, Aplicação do Decalque

Learning Tattoo - Capítulo 14, Aplicação do Decalque

Capítulo 14


1 - Criação do Decalque

Para a criação do decalque (também chamado de stencil e negativo) você precisará de papel de seda ou papel vegetal de baixa gramatura, spray ou bastão para decalque, papel toalha ou gases, um lapís cópia, papel carbono (stencil) ou Papel Hectográfic, ou Canetas em caso de Freehand. Veja abaixo, três formas de gerar o desenho para aplicação com Lápis Cópia, Papel Carbono, Copiadora Térmica de Transferência e Canetas para Freehand.

aplicação do Negativo
Lápis Cópia

Lápis CópiaApós o cliente ter escolhido o desenho, posicione o papel de seda ou papel vetal em cima do desenho, use um lápis para copiar os traços do desenho. Após copiado os traços no papel de seda ou papel vegetal de baixa gramatura, vire o papel e desenhe sobre os traços com o lápis cópia ou lápis carbono.


Papel Carbono ou Papel Hectográfico Transferidor (stencil)


Papel HectográficoCom um papel de seda ou papel vegetal, desenhe os traços com um lápis, sem virar o papel de seda ou vegetal, posicione-o sobre o papel carbono roxo ou vermelho, stencil ou Papel Hectográfico e desenhe novamente todos os traços, diretamente sobre os traços anteriores. Outra forma de preparar o seu decalque é posicionar a cópia do desenho sobre o papel de seda ou vegetal, colocar as duas sobre o papel carbono ou stencil roxo e desenhar sobre a cópia do desenho.

Copiadora Térmica de Transferência

Copiadora TérmicaTambém conhecida como termo copiadora, esta máquina produz automaticamente o decalque utilizado pelo tatuador, bastando inserir o desenho matriz na máquina. As vantagens termo copiadora são os tamanhos de impressão A3 e A4, controle de brilho, a praticidade, pois sai pronto para fazer o decalque, e a alta definição de impressão. Uma das desvantagens é o papel termo-reativo utilizado, que não é tão barato e nem tão fácil de encontrar como o papel vegetal. A Copiadora Térmica de Transferência custa em média 500 dólares.

Canetas para Freehand

Canetas para FreehandOutra forma é criando o desenho diretamente na pele. Encontra-se no mercado marcas de canetas conhecidas como canetas para freehand ou simplesmente Caneta Retro Projetor. As cores mais usadas são: Amarelo, vermelho, verde e azul. Geralmente usa-se as cores mais claras como "bases" para os traços feitos com as cores mais escuras. Exemplo: um traço inicial amarelo mais grosso (guia), receberá um traço em vermelho mais fino, que será usado para o traço com a tinta. Este processo é muito utilizado em coberturas.

Para qualquer uma das opções escolhidas, terminado o decalque, corte o excesso de papel antes da aplicação.

2 - Aplicação do Produto para Decalque

Produtos para o NegativoApós ter sido devidamente executada a raspagem dos pêlos é hora de aplicar o desenho na pele. Independente do produto escolhido para transferir o desenho, nunca aplique-o diretamente sobre a pele, aplique o produto em gases ou papel toalha e depois passe os mesmos sobre a pele. Tome o cuidado de não aplicar em excesso, formando uma fina camada, se preciso, retire os excessos. Confira alguns produtos usados na aplicação do decalque:

Speed Stick - Bastão
O Speed stick foi usado por muito tempo, porém, após mudanças em sua fórmula os traços tendem a apagar com facilidade.

Speed Stick - Spray
Além de mais higiênico que o Speed Stick Bastão, a fixação dos traços assemelham-se a sua fórmula antiga.

Creme Hidratante Monange
Proporciona uma boa fixação, deve-se aplicar o creme e espalhar até sumir o "branco" antes de estampar o desenho, porém é um método pouco utilizado.

Transfer Stick Long Life Tattoo
Disponível como bastão, proporciona boa fixação e secagem rápida. Um produto desenvolvido específicamente para tatuagem.

Nívea Aqua Cool
Disponível na versão rollon e spray, proporciona boa fixação.

3 - Aplicação do Negativo

Retirada do Negativo
Antes de aplicar o desenho sobre a pele, perceba se ele esta devidamente alinhado e com a simetria desejada. Com uma mão segure a parte de cima do desenho e com a outra, presione-o sobre a pele. Após o desenho estar todo aderido, faça uma leve pressão sobre todo o desenho, distribuindo por igual e suavemente, o peso das mãos. Se o desenho for muito grande, peça a ajuda de um amigo para segura-lo. Retire o desenho com cuidado. Após a aplicação, use um papel para retirar os excessos e verifique novamente se o desenho está devidamente alinhado, com a simetria desejada e com os traços visíveis, caso não esteja, apague o desenho e repita o processo.

4 - Vídeos

Copiadora Térmica de Transferência em ação.


Aplicação do Decalque Pronto.


Estas são algumas formas e dicas para transferir o desenho da tatuagem para a pele, mas você pode descobrir novas formas e produtos conversando com tatuadores, visitando convenções de tatuagens e pesquisando em livros, revistas internacionais ou na Internet.



Obs.: Contamos sempre com a sua contribuição para que estas lições fiquem cada vez mais completas. À todas as informações cedidas, serão atribuídas os devidos créditos.

Para receber gratuitamente as lições em seu e-mail, assine nosso feed.

Índice

0 comments:

Post a Comment