Home » » Learning Tattoo - Capítulo 4, Equipamentos e Suprimentos

Learning Tattoo - Capítulo 4, Equipamentos e Suprimentos

Capítulo 4

Para a prática da tatuagem de modo seguro é nescessário muito mais que uma boa Máquina de Tatuagem. Listamos abaixo os equipamentos que completam a máquina de tatuagem, os suprimentos usados durante o procedimento da tatuagem e os equipamentos que compõem um estúdio de tatuagem.

1 - Componentes complementares da Máquina de Tatuagem

Agulhas: Depois de soldadas às Hastes, as Agulhas devem ser esterilizadas em Autoclave. Já encontram-se no mercado Agulhas soldadas, esterilizadas e devidamente embaladas. Existem Agulhas em diversos diâmetros, texturas e tamanhos, deve-se escolher a agulha adequada para cada finalidade.

Hastes: Suporte onde as agulhas são soldadas. Possuem uma circunferência em uma de suas extremidades para encaixe na máquina de tatuar.Para serem utilizadas as Hastes devem estar devidamente esterilizadas. Devido ao seu formato simples, muitos tatuadores fabricam suas proprias Hastes, existe no mercado o material bruto para fabricação de Hastes.

Biqueiras: Devem ser devidamente esterilizadas em auto-clave após estarem devidamente limpas (para tanto, usa-se produtos especiais ou um ultrasônico. Já encontra-se no mercado biqueiras descartáveis para tatuagem em diversos modelos, devidamente embaladas e esterilizadas.

Pedal: Utilizado para acionamento da máquina através dos pés. Liga-se o pedal à fonte para máquina de tattoo. Existem vários modelos de pedais, entretanto sua estrutura e funcionalidade é basicamente a mesma para todos os modelos.

Fonte: Regula a voltagem enviada à máquina. À fonte são ligados o Pedal e o Clipcord. Atualmente há no mercado fontes digitais e modelos compactos que facilitam o transporte.

Clipcord: Fio condutor de energia que liga a fonte à máquina de tattoo. Deve-se observar o tamanho do fio de forma a não comprometer os movimentos do tatuador. Fios leves, flexíveis e resistentes, são os mais indicados.


2 - Suprimentos utilizados no processo da tatuagem

Batoque: Recipiente para tinta utilizada durante a tatuagem, geralmente de material plástico e na cor vermelha. Os Batoques são descartáveis e devem ser mandidos devidamente acondicionados, evitando a contaminação dos mesmos.

Suporte para Batoques: Também conhecido como Porta-Batoques, são usados durante a tatuagem para comportarem vários Batoques. Geralmente em metal ou acrílico. Alguns tatuadores preferem o uso de palitos descartáveis como suporte, com uma pequena porção de vaselina que prende os batoques (pela parte de baixo) ao palito (base).

Barbeador: Usado para retirada de pêlos da região a ser tatuada. São descartáveis e devem ser abertos e descartados na frente do cliente.

Lápis Cópia: Também conhecido como Lápis Copy, é usado para criação do desenho no negativo que será aplicado à pele. Se o desenho for feito diretamente na pele, usa-se canetas para Free Hand.

Borrifador: Usado para borrifar a água utilizada durante o procedimento da tatuagem. Deve ser devidamente embalado para cada tatuagem e limpo periódicamente, seu conteúdo também deve ser renovado periódicamente e seu interior devidamente limpo.

Luvas descartáveis: Devem ser descartadas toda vez que o procedimento for interrompido ou finalizado. Procure o tamanho ideal da luva para sua mão, evitando assim, desconforto durante o procedimento da tatuagem.

Gabarito: Artigo com furos em diversas espessuras, usado durante o processo de soldagem das agulhas. Existem gabaritos em diversos formatos para os diversos tipos de soldagem de agulhas.

Ácido para solda: Ácido combinado com a solda durante a soldagem das agulhas. Evite contato com os olhos e com a pele. Durante a soldagem das águlhas o Ácido para Solda solta uma fumaça prejudicial à saúde, portanto, use mascáras e óculos de proteção durante a soldagem.

Avental/Jaleco: Previne contaminações, deve estar devidamente limpo. Preferencialmente branco.

Máscaras: Protege tatuador e tatuado de contaminações. Devem cobrir a região da boca e nariz, são descartáveis.

Óculos de proteção: Protege o tatuador contra contaminações e respingos de tinta. Deve estar devidamente limpo e permitir uma boa visualização da tatuagem por parte do tatuador.

Gel transfer ou fixador: Usado para aplicar o negativo à pele do tatuado. Por muito tempo foi usado desodorante em barras sem álcool. Atualmente encontram-se nas lojas de suprimentos, fixadores exclusivos para tatuagem.

Tintas: Disponíveis em diversas cores, por vezes são misturadas para criação de novas cores e tons. Existem tintas de diversas marcas, nacionais e importadas. Geralmente são comercializadas em tubos de 30 ml. Ainda não existe um orgão nacional que fiscalize as tintas para tatuagem. Portanto, muito cuidado ao adquirir suas tintas para usar um produto de procedência duvidosa. Procure empresas especializadas com conceituadas no mercado. Em breve falaremos mais sobre as tintas para tatuagem.

Papel Toalha: Utilizado pelos tatuadores para limpeza da área tatuada durante o processo da tatuagem. Com o papel toalha retira-se a tinta em excesso, permitindo uma boa visão do trabalho que esta a ser realizado.




3 - Equipamentos do estúdio de tatuagem

Maca ou cadeira: Usa-se um ou outro de acordo com a região a ser tatuada. Deve-se realizar periódicamente a assepsia destes equipamentos. Usa-se um papel hospitalar para isolar o cliente do contato direto com a maca ou cadeira. A quem prefira o uso de cadeiras para dentistas, atualmente encontram-se macas desenvolvidas exclusivamente para estúdios de tatuagem.

Autoclave: Usada para esterilização dos equipamentos, deve estar devidamente regulada para uma esterilização eficaz.

Ultrasom: Usado para limpeza dos equipamentos, não descartáveis, em conjunto com produtos químicos.

Mesa de luz: Mesa com iluminação usada na criação de desenho e dos negativos usados na tatuagem.

Pia: Usada para limpeza dos equipamentos, deve ser adequada, ser mantida constantemente limpa e ser equipada com torneira de acionamento com os pés.

Seladora: Equipamento utilizado para selar as embalagens especiais onde encontram-se os equipamentos que irão para autoclave.

Bancada: Local onde ficarão reunidos os materiais usados durante o processo da tatuagem (Máquina, Batoques, Papel Toalha, Borrifador). Deve estar devidamente esterilizada e coberta com um forro que será descartado após o término da tatuagem.

Lixo: Devem ser acionado com os pés, sendo indicado o de aço inox pela facilidade de limpesa e identificação de sugeiras, deve conter a identificação de risco biológico e ter fechamento adequado.


Obs.: Contamos sempre com a sua contribuição para que estas lições fiquem cada vez mais completas. À todas as informações cedidas, serão atribuídas os devidos créditos.

Para receber gratuitamente as lições em seu e-mail, assine nosso feed.

Índice

0 comments:

Post a Comment