Home » » Learning Tattoo - Capítulo 1, Fundamentos

Learning Tattoo - Capítulo 1, Fundamentos

Capítulo 1



1 - A tinta na pele

Os artistas criam as tatuagens ao injetar tinta na pele da pessoa. Para isto, eles utilizam uma máquina de tatuagem eléctrica e profissional. A máquina move as agulhas para cima e para baixo, perfurando a pele de 100 a 3.000 vezes por minuto. São agrupadas várias agulhas, formando uma só, a quantidade de agulhas agrupadas (soldadas) variam de acordo com o tamanho e estilo da tatuagem. Em tatuagens pequenas, são soldadas geralmente 3 agulhas para traços. A agulha penetra na pele aproximadamente 1 milímetro, depositando ali a tinta em cada furo. Formam-se assim as de tatuagens.

Quando você olhar para a tatuagem de uma pessoa, estará vendo a tinta pela epiderme, ou camada exterior da pele. A tinta esta de fato na derme que é a segunda camada da pele. As células da derme são mais estáveis que as células da epiderme, assim a tinta da tatuagem se manterá sempre no lugar, com desvanecimento secundário e dispersão, para a vida inteira de uma pessoa.

Uma boa tatuagem exige um traço firme e constante, o tatuador deve encontrar o equilíbrio ideal entre velocidade, pressão e batida da máquina para obter um traço bem definido. Deve-se encontrar também, a voltagem ideal liberada pela fonte para cada trabalho. Esta voltagem pode variar de acordo com a região do corpo a ser tatuada.

Na imagem podemos ver claramente a Derme, a Epiderme e a aplicação da tinta.

2 - Prática de desenho

Todo bom tatuador tem a capacidade de criar seus próprios desenhos. Desenhe sempre, pratique a firmeza em seus traços, estude muita luz e sombra, e tente utilizar materiais e superfícies variadas para suas práticas. Procure aprimorar suas técnicas, faça cursos e mantenha contato com desenhistas, pintores e tatuadores quando possível. Procure guardar seus desenhos e estudos para futuras comparações ou criação de portfólio. Quando sentir-se seguro, aventure-se em suas primeiras séries de desenhos, lembre-se de assiná-las. Mais à frente abordaremos algumas técnicas de desenho.

3 - Equipamentos

Um bom equipamento não é tudo, mas pode influênciar bastante no resultado final do trabalho. Procure adquirir equipamentos e suprimetos originais e de marcas já estabelicidas no mercado. Converse com outros tatuadores profissionais e peça indicações de revendedores de confiança. Procure sempre conhecer novos equipamentos e renovar os seus sempre que nescessários. Convenções de tatuagem costumam receber fabricantes de materiais e podem ser uma grandes opurtinidades para conhecer novos e equipamentos e adquiri-los a preços reduzidos. Atualmelmente existem fabricantes nacionais de equipamentos de alta qualidade para tatuagem.

Outro ponto importante é observar, no ato da compra, se as tintas estão lacradas, solicitar a nota fiscal e garantia dos equipamentos. Mantenha seus equipamentos limpos, e os suprimentos devidamente acondicionados. Acompanhe a data de validade dos suprimentos.

4 - Responsabilidades

Ser um tatuador profissional exige muitas responsabilidades e ética. O tatuador é responsável pela qualidade do trabalho, pela segurança do cliente, pela administração do estúdio (quando dono), pela manutenção, limpeza e assepsia do estúdio, reposição de equipamentos e suprimentos, pelo bom atendimento e transmissão de informações a respeito da tatuagem adquirida ao cliente, pela solicitação do alvará de funcionamento e pela autorização cedida pela Vigilância Sanitária local.

Obs.: Contamos sempre com a sua contribuição para que estas lições fiquem cada vez mais completas. À todas as informações cedidas, serão atribuídas os devidos créditos.

Para receber gratuitamente as lições em seu e-mail, assine nosso feed.

Índice

0 comments:

Post a Comment