Home » » Learning Tattoo - Capítulo 10, A Esterilização

Learning Tattoo - Capítulo 10, A Esterilização

Capítulo 10


A Esterilização

O processo da tatuagem cria uma ferida superficial , cada vez que a tinta é injetada na pele, pela agulha. Qualquer ferida tem potencial para infecções, portanto é muito importante a esterilização dos equipamentos. Para tatuar, os tatuadores esterilizam alguns materiais descartáveis e reutilizáveis, como as biqueiras. A esterilização combinado com o uso de luvas, óculos de proteção e jaleco (EPI) garentem a segurança do tatuador e de seus clientes.

É de responsábilidade do estúdio eliminar as possibilidades de contaminações, inclusive das tintas, porta-batoques, batoques, biqueiras, agulhas, hastes e maca. Muitos produtos são vendidos devidamente embalados, estes produtos, assim como os embalados e esterelizados pelo tatuador, devem ser abertos e descartados na presença do cliente.

Equipamentos reutilizáveis, como biqueiras e hastes, são esterilizadas antes de todo o processo. O equipamento para esterilização recomendado é a autoclave, equipamento frequentemente utilizado em hospitais, que esteriliza através da pressão. Geralmente as autoclaves têm um ciclo de 55 minutos a partir de um começo a frio. Este processo elimina os organismos presentes no interior do equipamento.

Uma autoclaves é baseada em pressão, temperatura e tempo, confira abaixo duas combinações:

30 minutos, 10 libras, a temperatura de 250° F (121° C)
15 minutos, 15 libras, a temperatura de 270° F (132° C)


Antes da esterilização, o tatuador deve limpar cada material e inserí-los em uma bolsa adequada. Uma fita indicadora presente na bolsa, mudará sua cor assim que os materiais estiverem esterilizados.

Antes de usar as luvas, o tatuador deve lavar devidamente as mãos e verificar a existência de cortes e/ou abrasões.

Lembre-se de:

- Desinfetar a bancada de trabalho com glutaron, formol e cândida.
- Todos os objetos não esterilizáveis, como borrifadores, máquinas, clip-cord, devem ser embalados com pásticos devidamente limpos, evitando a contaminação secundária.
- Abra e remova todo material esterilizado na frente de seu cliente.
- Explique as fases de esterilização a seu cliente.

Obs.: Contamos sempre com a sua contribuição para que estas lições fiquem cada vez mais completas. À todas as informações cedidas, serão atribuídas os devidos créditos.

Para receber gratuitamente as lições em seu e-mail, assine nosso feed.

Índice

0 comments:

Post a Comment